05
Set
08

Prémios de Ciberjornalismo


http://obciber.files.wordpress.com/2008/05/obciber_cabecalho.jpg

O Observatório de Ciberjornalismo lançou para o seu I Congresso Internacional de Ciberjornalismo um prémio para os melhores trabalhos na área. As inscrições são até dia 30 de Setembro.

Com o objectivo de reconhecer o que de melhor se faz no jornalismo digital em Portugal, o ObCiber criou um prémio aberto a todos os trabalhos publicados online entre Setembro de 2007 e Setembro de 2008. Os trabalhos e os prémios serão apresentados durante o congresso internacional que irá decorrer nos dias 11 e 12 de Dezembro de 2008, no Porto.

Podem candidatar-se aos Prémios de Ciberjornalismo os sites de media noticiosos portugueses com actualização regular na Web, que poderão concorrer apenas  com trabalhos de natureza estritamente jornalística. A ficha de inscrição pode ser encontrada aqui.

Categorias

1. Excelência Geral em Ciberjornalismo

Esta categoria premeia um site que cumpra com sucesso as suas funções editoriais, sirva efectivamente a sua audiência, maximize a exploração das características da Web e represente os mais elevados standards jornalísticos. Os sites serão julgados na excelência do conteúdo, interactividade, multimedialidade, design, usabilidade e ferramentas de comunidade. Distribuição da avaliação: júri (60%), aplicação de grelha de qualidade (20%), votação online (20%).

2. “Breaking News”

Esta categoria premeia um site que invista em noticiário de última hora com base em produção própria e de carácter multimédia. Os candidatos podem submeter uma peça ou um conjunto de peças que ilustrem a capacidade de resposta a um acontecimento de última hora até 48 horas após a publicação da primeira notícia. Distribuição da avaliação: júri (80%), votação online (20%).

3. Reportagem multimédia

Esta categoria premeia a excelência na reportagem com recurso ao multimédia, incluindo gráficos interactivos, Flash, fotografia, áudio e vídeo. Além da qualidade jornalística, é avaliado o design e a articulação dos diferentes media numa única apresentação. Distribuição da avaliação: júri (80%), votação online (20%).

4. Videojornalismo online

Esta categoria destina-se a reconhecer a excelência no vídeo criado originalmente para a Web. É avaliada a qualidade narrativa jornalística, a originalidade e o uso criativo do meio. Os candidatos podem submeter uma única peça. Distribuição da avaliação: júri (80%), votação online (20%).

5. Infografia Digital

Esta categoria destina-se a reconhecer a excelência da infografia digital. Os candidatos podem submeter uma única peça relacionada com um acontecimento da actualidade. Distribuição da avaliação: júri (80%), votação online (20%).

6. Ciberjornalismo académico

Esta categoria destina-se a reconhecer a excelência do ciberjornalismo produzido por um aluno ou uma equipa de alunos sobre um único assunto ou tema da actualidade. O trabalho deverá ter sido publicado originalmente num site académico. Distribuição da avaliação: júri (80%), votação online (20%).

Júri

Daniela Bertocchi (Fac. Campinas)

Fernando Zamith (Un. Porto)

Helder Bastos (Un. Porto)

Inês Amaral (Inst. Miguel Torga)

João Canavilhas (Un. Beira Interior)

Luís António Santos (Un. Minho)

Ramón Salaverría (Un. Navarra)


Regulamento Prémios de Ciberjornalismo


AddThis Social Bookmark Button

Share on FriendFeed


0 Responses to “Prémios de Ciberjornalismo”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


I moved | Mudei-me

140char

Sharks patrol these waters

  • 128,734 nadadores|swimmers
who's online

Add to Technorati Favorites

View my FriendFeed



Twitter

Add to Technorati Favorites Creative Commons License

Naymz | LinkedIn

View Alex Gamela's profile on LinkedIn

View Alex Gamela's page at wiredjournalists.com


Videocast

a

Ouçam o meu podcast AQUI | Listen to my podcast HERE |


My del.icio.us

Use Open Source

LastFM

 

Setembro 2008
M T W T F S S
« Ago   Out »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

%d bloggers like this: