After what i found to be a successful and interesting experience with i think it was the first official intern’s blog at a national newspaper, Público decided to pursue the effort creating a space where current interns can blog their impressions, difficulties, doubts, hopes, mistakes and accomplishments. This is a praiseworthy iniciative, because it does not only give voice to aspiring journalists as they have their first hands-on experience in a real newsroom environment – and one as reputable as Público’s – as it is a way for the company to show how is keeping up with its responsibilities as a trainer and nursery for budding journalists. A must read for all journalism students. |
Depois do que achei ter sido uma experiência interessante e bem sucedida, com o que penso ter sido o primeiro blog oficial de um estagiário num jornal português, o Público decidiu prolongar a iniciativa criando um blog onde os seus estagiários podem fdeixar as suas impressões, dificuldades, dúvidas, esperanças, erros e vitórias. Esta é uma iniciativa de louvar, porque não só dá voz a aspirantes a jornalistas na sua primeira experiência real numa redacção – e uma tão notável como a do Público – como é uma forma de a empresa mostrar como está a cumprir as suas responsabilidades de formação de futuros jornalistas. Uma leitura obrigatória para todos os estudantes de jornalismo. |
Sobre
Este é um blogue feito inteiramente por estagiários em funções no PÚBLICO.
Pretende-se que este espaço sirva para analisar o trabalho jornalístico pelos olhos daqueles que começam agora a exercer a actividade. Questões éticas e deontológicas, dificuldades que se encontrem no decorrer das funções, ou mesmo reflexões sobre a actualidade são o tipo de assuntos que o “Em estágio no PÚBLICO” se propõe abranger.
Tenho a dizer que , para ler coisas como “Em três meses não podiam ter havido melhores augúrios para alguém a um passo de entrar no mercado de trabalho”, fico triste por ver que alunos universitários e futuos jornalistas, ainda por cima, continuam sem saber como conjugar verbos. Uma vantagem tb tem o blog dos estagiários: os meninos q vão contaminar o país de textos mal escritos, terem noção de que, afinal, andam a ler muito pouco.
Alex, quando referes oficial, julgo que seja por ter sido assumido pelo próprio jornal. Quanto a isso, julgo que sim, será o primeiro. Porém, há uns anos dei com um de um estagiário, salvo erro do Expresso ou JN. Depois de o ler, decidi criar um para os alunos de CSEM (ESECS-IPLeiria), em http://www.paginasdeumestagio.blogspot.com (já teve outro endereço). É cada vez mais importante a partilha de experiências.
Olá Pedro, sim, quero dizer que foi o primeiro com o apoio da instituição.