19
Mar
09

Diário de Notícias: New website | Novo site


One of the oldest portuguese dailies – Diário de Notícias – premiered their long overdue website today. Here’s a quick overview on what has changed.

O Diário de Notícias estreou hoje o há muito aguardado e necessário website. Aqui fica uma rápida análise sobre o que mudou.

Spot the differences | Procurem as diferenças

Spot the differences | Procurem as diferenças

It’s a dramatic change for DN. Yesterday they were 7 years behind everyone and today, at least, they are on the same level. From a shovelware, dull, zero-interactivity page, they went to a complex, colorful, multimedia website. They have video,photo galleries, a new Specials section (where they use their archive to focus on a special subject), and a broad content organization structure that holds many different sections, much more than the old website did. Each section has it’s own color wich makes it more easy to identify.  As you can see, the homepage is longer, and as far design is concerned, there’s nothing much else to say: they’re using a standard presentation layout with a narrower middle column. The font is a bit too small for me to feel comfortable, but maybe it’s just me needing glasses.

Each section works as an independent page, and most are easy to browse. One of the main differences is the profusity of pictures, though sometimes in the main page we have one for the story, but not in the article, just a block of text.

É uma mudança dramática para o DN. Ontem eles estava 7 anos atrasados em relação a toda a gente e hoje, no mínimo, estão ao mesmo nível. De um site aborrecido, sem interactividade, de conteúdo despejado do papel, passaram para uma página complexa, colorida e multimédia. Têm video, galerias de fotos, uma nova secção de Especiais (onde usam o próprio arquivo para abordarem um assunto específico, e uma  estrutura alargada  de organização de conteúdos, que alberga muitas mais e diferentes secções que o site anterior. Cada secção tem a sua cor própria o que torna mais fácil a sua identificação. Como podem ver, a página de início é mais comprida, e quanto ao design, não há muito mais a dizer: estão a usar um layout tradicional, com uma coluna do meio mais estreita. A fonte de letra é talvez demasiado pequena para mim, mas se calhar sou eu precisar de óculos.

Cada secção funciona como uma página independente, e a maioria é fácil de navegar. Uma das maiores diferenças que noto é uma maior quantidade de imagens, apesar de muitas vezes haver uma no lançamento da notícia mas não no artigo, existindo apenas um bloco de texto.

One section, one color | Uma secção, uma cor

One section, one color | Uma secção, uma cor

The articles i read still feel like shovelware, no external links, written for paper rather than for the web, but this is a reference newspaper so they’re good. No editorial issues here, just a better adaptation to online is needed. All articles have the standard features for printing, sending by email, stats and the AddThis social bookmarking tool. To comment you have to be registered with the website, and as far as i can see that’s the only extra in  registering.

The multimedia stuff is still a bit flimsy: you can’t control the photo slideshows, the video on the website comes from agencies, and i believe  that may become harmful for the (any) newspapers image. This example looks like a begginers exercise for tv interviewing – B roll footage of the hands  and face closeups,  meaningless images for opening and closing the video with no voice over, well, i know what i’m talking about because i did the same. It’s a bad TV visual narrative that shouldn’t be used online (at least i believe this is not a DN production, i might be wrong, but i don’t know if they even have video reporters).It seems there is an effort to have audio and video content, so all we have to do is wait for them to evolve. I have no information if  there is an investment on multimedia reporting, but i doubt it, i’ll tell you why in the end. One of the best sections is the infographics, i always  loved their visuals and online they still look neat and effective.

Os artigos que eu li ainda parecem copiados do papel, sem links externos, escritos para papel em vez de para a web, mas este é um jornal de referência, por isso são bons. Não tenho questões editoriais, só é necessária uma melhor adaptação ao online. Todos os artigos têm as aplicações standard de imprimir, enviar por email, estatísticas e bookmarking social. Precisamos de nos registar para comentar os artigos, e pelo que vi é o único extra que o registo traz.

A parte multimédia é um pouco fraca: não temos controlo sobre os slideshows, o video no site vem de agências, e acredito que isto pode ser prejudicial para a imagem do (de qualquer) jornal. Este exemplo parece um exercício de principiante para entrevistas TV – planos de corte das mãos, planos apertados da cara, imagens sem sentido nem narração a abrir e a fechar, bem, eu sei do que estou a falar porque fiz o mesmo. É uma narrativa visual televisiva má que não deve ser usada online (acho que isto não é uma produção do DN, posso estar enganado, mas acho que eles nem têm reporteres vídeo). Parece que há um esforço em ter conteúdos video e áudio, por isso é esperar pela evolução. Não tenho informações sobre investimento emjornalistas  multimédia, mas duvido e explico-vos porquê no fim. Uma das melhores secções é a de Infografias, eu sempre gostei dos gráficos do DN e eles online ainda parecem bonitos e eficazes.

Increase in sales but the least sold | Aumento nas vendas mas o menos vendido

Increase in sales but the one of least sold | Aumento nas vendas mas um dos menos vendidos

Despite the positive numbers from 2008, the Diário de Notícias was one of the editions of the Controlinveste group affected by a massive layoff, and in the public eye is looked as one of the biggest candidates to kill print first.  So this may just be a skin deep change in the life of the newspaper, instead of a new step towards the future, that’s is what i was talking about before: i haven’t heard anything about new multimedia reporters in the DN newsroom, and if the policy is to fire and not to hire,i don’t know if any will come. It seems they will be still working for paper, and not bother  about online content either way, since it will always be shovelware, and agency multimedia content. Nonetheless, their new website looks great. Lets just wait and see how it will turn out for them.

And you? What do you think about this makeover? Leave your thoughts in the comments below.

Apesar dos números positivos de 2008, o Diário de Notícias foi uma das edições do grupo Controlinveste a ser afectado por um despedimento colectivo, e aos olhos do público é um dos grandes candidatos a fechar a edição impressa primeiro. Portanto se calhar esta é uma mudança superficial na vida deste jornal, em vez de um passo em direcção ao futuro, era sobre isso que estava a falar antes: não sei de repórteres multimédia na redacção do DN, e  se a política é despedir e não contratar, não sei se eles virão. O papel parece  continuar a ser a prioridade, e tenho dúvidas se se preocuparão muito com o conteúdo online, que me parece ser shovelware, e multimédia de agência. Apesar de tudo, o novo site deles parece muito bem. Vamos esperar e ver como vai resultar para eles.

E vocês? O que acham desta mudança? Deixem as vossas ideias nos comentários.


AddThis Social Bookmark Button

Share on FriendFeed


11 Respostas to “Diário de Notícias: New website | Novo site”


  1. 19 de Março de 2009 às 10:53 am

    Boa análise. Só faltou referir que o editorial e os artigos de opinião são os da véspera, quando no site antigo eram os do dia. Se este é o modelo a manter, no me gusta. Abraço

  2. 19 de Março de 2009 às 11:20 am

    Como já tinha comentado contigo, acho estranho os buracos brancos perdidos no meio da fluidez do conteúdo. Parece-me colado ao Público, mas mesmo assim, ainda tem muito que andar. Acho terrível a publicidade do próprio DN e de outras entidades ser no topo da página, ainda que, semioticamente, seja um lugar muito valorizado.
    O cabeçalho de menus está bem organizado e prático e as cores criam uma hierarquia coerente e fácil de compreender. O arquivo está bem organizado e fácil de consultar, pelo que me é dado ver. Enquanto escrevo este comentário, notei problemas de carregamento da pagina, e não é culpa do meu computador. As páginas de conteúdo de cada secção não são coerentes entre si, em termos de cores, e confesso que não percebo alguns submenus que lá aparecem.
    O aspecto tá quadradinho, apesar de parecer mais “fofo” do que estava antes, e o grafismo animado do DN opinião é coladissimo ao logo do Museum of London. Go figure!

  3. 3 pedro f. guerreiro
    19 de Março de 2009 às 12:06 pm

    Nota prévia. Escrevo sem perceber nada de sites. O Diário de Notícias é um jornal historicamente ligado a um público-alvo mais envelhecido – se tivermos em conta os concorrentes de segmento – e, portanto, menos ligado às novas tecnologias. O que ajuda a explicar a dissonância: o site do DN de ontem tinha anos (e não um ou dois) de atraso relativamente ao Público (ou ao JN e TSF – do mesmo grupo).
    O novo site é fresco: está melhor organizado, tem mais conteúdos, é finalmente multimedia, minimamente interactivo, e algo versátil. Mas continua a ser feio. Tem uma font dura de ler e os conteúdos amontoados. A mim, cansa-me, tira-me a vontade (e eu tenho-a) de ler, dá-me dor de cabeça. Atingiu hoje um nível razoável, mas continua muito longe do Público.

  4. 4 Bruno Figueiredo
    19 de Março de 2009 às 1:38 pm

    O design grafico esta bem melhor mas a navegacao complicou-se bastante. Ainda nao percebo a decisao de fazer tabs duplas, umas a abrir para cima e outras para baixo. O texto esta muito reduzido mesmo e o corpo em serifas e muito dificil de ler online. Alem disso a Home e um exagero de conteudo. E para isso que servem os editores.

  5. 5 Ana Martins
    19 de Março de 2009 às 6:48 pm

    Este blog acaba de ser desafiado! Espero-te em http://blogparaquetequero.blogspot.com/

  6. 23 de Março de 2009 às 3:23 pm

    Acho sem dúvida que neste momento o DN tem um site que está ao nível da concorrência, e dentro da média do que se faz lá fora. Apenas tenho pena que continue a não existir uma forte aposta no formato online, que permita o desenvolvimento de um site realmente inovador e desenvolvido para a web. Mas isso implicaria aceitar-se que o formato papel, tal como existe hoje, não faz sentido, e que o formato web, tal como existe hoje, ainda tem muito para caminhar e que continua a parecer uma adaptação de um formato acabado.

    Seja como for, é uma mudança positiva. :S

    Aproveito para deixar aqui um link relacionado…
    http://www.fubiz.net/2009/03/17/microsoft-sustainability/
    (ver 4:13)


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s


I moved | Mudei-me

Sharks patrol these waters

  • 132.770 nadadores|swimmers
who's online

Add to Technorati Favorites

View my FriendFeed



Twitter

Add to Technorati Favorites Creative Commons License

Naymz | LinkedIn

View Alex Gamela's profile on LinkedIn

View Alex Gamela's page at wiredjournalists.com


Videocast

Top Clicks

  • Nenhum

a

Ouçam o meu podcast AQUI | Listen to my podcast HERE |


My del.icio.us

Use Open Source

LastFM

 

Março 2009
S T Q Q S S D
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

%d bloggers gostam disto: