06
Fev
09

Rocket Man


Click image to watch slideshow | Cliquem na imagem para ver slideshow

Click image to watch slideshow | Cliquem na imagem para ver slideshow

I has been a while since i last saw a AudioSlides presentation in a portuguese newspaper. Fortunately, Público used it to tell the story of a human cannonball on tour with a circus. The pictures are by Adriano Miranda – i had a workshop with him a few years ago so i can say that besides a great photographer he is a great guy- and the journalist was Susana Almeida Ribeiro.

A slideshow is the perfect format for this type of story: text only wouldn’t give the color and ambiance of the setting and the character no matter how many pics you could attach; audio only would provide a rich background (the crowd, circus music, the cannon bang) but hey, i want to see the guy flying; video would be an option, but it’s hard with a single camera team to  deliver multi angle footage of a one time event, and time is of the essence.

There are two things i don’t like about this work: no ambient audio- where’s the ooohs and aaahs and clapping of the crowd, the bang of the cannon, the cheesy circus music – and it is a tad too long, but it’s something like 20 seconds. Anyway, i did my own AudioSlides experiments and i know it’s hard. Just keep them coming, i’d really like to see more of those.

Já há muito tempo que não via uma apresentação em AudioSlides num jornal português. Felizmente o Público usou esta ferramenta para contar a história de um homem-bala. As fotos são do Adriano Miranda – fiz um workshop com ele há uns anos e posso dizer que para além de um grande fotógrafo é um porreiraço- e a jornalista foi a Susana Almeida Ribeiro.

Um slideshow era o formato perfeito para este tipo de história: só texto não daria a côr e o ambiente do local e do personagem por mais fotos que se colocassem; apenas áudio forneceria um fundo sonoro rico (a multidão, a música de circo, o estouro do canhão) mas o que quero ver é o homem a voar; video podia ser uma opção, mas é complicado ter vários ângulos de um evento que apenas acontece uma vez com uma equipa pequena, e o tempo é essencial.

Há duas coisas que não gosto neste trabalho: não há som ambiente – onde estão as reacções da multidão, as palmas, o boom do canhão, a música de circo foleira- e é um nada comprido, mas é qualquer coisa como 20 segundos. De qualquer forma, eu já fiz AudioSlides e sei como pode ser complicado. Façam mais, eu gostava de os ver.


AddThis Social Bookmark Button

Share on FriendFeed


6 Responses to “Rocket Man”


  1. 9 de Fevereiro de 2009 às 2:20 am

    Eu só não gosto de uma: usarem flash. Que é feito do bom velho Javascript e dos vídeos embebidos (provavelmente não é o mais correcto, mas não me lembro de melhor neste momento)?

  2. 9 de Fevereiro de 2009 às 1:48 pm

    O Flash faz parte do AudioSlides, e não me estou a lembrar se é possível sincronizar áudio e slideshow (com todas as potencialidades que o Audioslides traz) em Javascript. Faz o download da versão grátis e experimenta, hás-de ver que vale a pena usar flash.

  3. 9 de Fevereiro de 2009 às 3:46 pm

    Não, não vale a pena. Flash é fechado e eu não tenho qualquer confiança em algo que é fechado e não me deixa ver o que realmente faz. É por uma questão de segurança, e também social e de confiança reciproca (que, neste caso, não há. uma vez que não confiam em mim e não me mostram o código, também eu não confio neles).

  4. 9 de Fevereiro de 2009 às 3:51 pm

    Aqui é uma questão de confiança e qualidade. O Audioslides merece uma e tem a outra. É uma das melhores ferramentas do género. Percebo o que queres dizer, mas de vez em quando é preciso abrir umas excepções, porque vale mesmo a pena. Obrigado pelos links🙂

  5. 9 de Fevereiro de 2009 às 4:05 pm

    Abres uma excepção para uma coisa. Depois para outra. Mais tarde, já te é mais fácil abrir uma terceira. E assim sucessivamente, até estares sempre a abrir excepções para os teus valores.
    Neste caso, não o faço. Mas já o fiz por alguém mais importante para mim que os valores que tenho.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


I moved | Mudei-me

140char

Sharks patrol these waters

  • 128,734 nadadores|swimmers
who's online

Add to Technorati Favorites

View my FriendFeed



Twitter

Add to Technorati Favorites Creative Commons License

Naymz | LinkedIn

View Alex Gamela's profile on LinkedIn

View Alex Gamela's page at wiredjournalists.com


Videocast

a

Ouçam o meu podcast AQUI | Listen to my podcast HERE |


My del.icio.us

Use Open Source

LastFM

 

Fevereiro 2009
M T W T F S S
« Jan   Mar »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
232425262728  

%d bloggers like this: