“A Verdade” chegou a Moçambique. Este é o nome do semanário gratuito lançado no final do mês de Agosto em Maputo. O jornal tem 32 páginas a cores, e espera ter uma tiragem de 30 mil exemplares, um número significativo se virmos que a tiragem dos outros semanários anda entre os 2500 e os 6000 exemplares. A importância deste lançamento pode ser vista neste prisma: o preço de um jornal em Moçambique – um dos países mais pobres do Mundo – equivale a oito pães, ou um mês de telemóvel. |
“The Truth” (“A Verdade”) has arrived to Mozambique.This the name of the free weekly launched in the end of August in Maputo. The newspaper has 32 colour pages, and they aim to have 30 thousand copies every week, a significant number if you see that the other weeklies circulation goes between the 2500 and the 6000 copies. The importance of this launch can be seen under this perspective: the price of “any other newspaper is equivalent to the price of eight pieces of bread, or a month of cellphone access.” |
According to the publisher A Verdade generated no trash on the streets because people were so excited about receiving something for free that they took it away with them. Many readers took the newspaper to a café, or on the streets, and reading it there.
Given the poverty of the country, I don’t understand the iPhone feature.
Er…true…
Well, i read magazines that have features on Porsches and 6 star hotels, so i guess it’s pretty much the same isn’t it?
hahaha! yeah, you’re right.
oi pessoal do Jornal @verdade, voces estao de parabens todos voces, A partir dos investidores, financiadores, gestores, escritores, Maquetizadores, revisores graficos, ardinas e todo o pessoal que mete a sua mao directa ou indirectamente para que o mais rico ao mais pobre individuo em Maputo possa tomar o seu humilde cafe a informar-se atravez do vosso jornal. Repito, estao de parabens. Eu sou um economista e adimiro Muito os gestores do Jornal pela Criatividade e corajem.
Um Abraco
Mendes
O Jornal “a verdade” veio preencher um vazio muito grande no seio dos moçambicanos. Parabéns a todos vocês jornalistas, gestores e proprietários.
Gilberto Chume Chume
“a verdade” veio preencher um vazio muito grande no seio dos moçambicanos. Parabéns , gestores e proprietários.
Entretanto num pais tao pobre como nosso que pessoas que trabalham p o povo sao postas de parte qual o segredo do vosso sucesso e com que meios materias e possivel manter este projecto?????
Helder
Olá Hélder,
concordo plenamente consigo, apesar de conhecer a realidade de Moçambique pela televisão e jornais, e através de alguns amigos que estão ligados ao país. Para dizer a verdade, aqui em Portugal, Moçambique parece ser um mundo longínquo, e esquecido dos laços que nos ligam.
Eu não conheço os proprietários d’@ Verdade, mas admiro o projecto, daí eu ter escrito sobre ele. A pergunta que coloca devia chegar a quem é responsável pelo jornal, mas tanto quanto sei, não têm site. Se alguém souber como entrar em contacto com a redacção d’@ Verdade, partilhe aqui o contacto connosco, já que parece que há muita gente que lhes gostaria de dar os parabéns.
Obrigado pelo comentário.
@verdade existe online em http://www.verdade.co.mz e o mail de contacto eh averdademz@gmail.com
Um abraco
Erik charas
Obrigado Erik,
eu já tinha deixado a morada do site neste post. Mas nunca é demais repetir.
Abraços de Portugal, e espero que tudo corra bem com @Verdade.
Venho por este meio dar o meu contributo em forma de parabenizar o jornal @ verdade pois desde a primeira vez que vi esse nome de longe tive a sensaçäo que algo de Verdade vinha ai!Pois espero que continue sempre assim e fazendo valer o nome que ostenta,”@Verdade”…
O meu muito obrigado e mais uma vez Parabens @Verdade.
boa tarde pessoal de da averdade eu faco parte dos que sempre procuram deixar a verdade para classe mais baixa e voces estao em primeiro lugar quanto a isso porque dao a infomacao mais cara de borla. voces vieram testemunhar uma coisa que eu sempre falo e fiz como um trabalho para defender na escola, quando abordei a questao de as pessoas nao ter habito de ler o jornal em mocamique. porque eu sempre defendi que a falta de habito de leitura de jornal no nosso pais reside basicamente nos valor altos que cobram na compra de jornal. E so ver agora que tem o jornal qye nao repara na raca nem no estado social em que apessoa se encontra, tooos os fins de semanas e quase todos os maputense tem nas maos a verdade um meio que lhes poem informado.na africa de sul por Ex. onde os jornais sao muito barato ate criancas compram. continua a nos proporcionar o melhor da actualidade nacional e intrnacional. sugestoes estaclaro que a maioria dos que trablham na cidade residem nos bairros Sub-urbanos mas so de opnia de que podiam durante a distribuicao levar os ate essas zonas como Ndlavela Zona Verde T-3 Congolote etc. meue melhores cumprimentos