09
Abr
08

Na Íntima Fracção da Noite


Francisco Amaral Quando, ainda no liceu, eu ouvia a TSF à noite na procura da música e da poesia que vinham numa Íntima Fracção, nunca imaginei como a vida haveria de me cruzar com a personalidade e a voz de um dos poucos heróis que tive na vida.

O Francisco tem uma personalidade especial, é inteligente e nunca tive uma conversa com ele que não durasse pelo menos umas duas horas,e que não fosse interessante. Foi complicado associar a pessoa ao mito que criei durante as horas que o ouvi, num programa de rádio que acho paradigmático numa certa forma romântica e poética de fazer as coisas. Quando comecei a trabalhar com ele num defunto canal de televisão por cabo, achei extraordinária a sua acessibilidade, o seu raciocínio, a sua generosidade. Como trabalhava directamente com ele num dos programas, pude observá-lo na prática de uma das minhas modalidades favoritas no jornalismo, a entrevista. Com ele tudo parecia fácil, pois o Francisco gosta muito de conversar e trocar ideias, de conhecer as pessoas e tirar delas o melhor que elas têm. Por isso achei natural que ele fosse dar aulas para a minha antiga escola, pessoas como ele são uma mais valia em qualquer instituição.

Infelizmente, e porque a vida dá muitas voltas, e o tempo que temos é sempre para quem está mais perto, acabei por perder o contacto com o Francisco Amaral, apesar de me sempre ter dito para recorrer a ele quando fosse preciso. Mas como o mundo é mesmo pequeno, foi a filha dele, a Inês, que acabou por ter uma influência decisiva para o que ando a fazer, quando numa formação de Ciberjornalismo, onde ela era responsável, me obrigou a questionar o que queria fazer da minha vida. Acho que foi a melhor pergunta que me poderiam ter feito na altura, pois a partir daí decidi recuperar o tempo perdido, e desbravar caminho. Recentemente recorri à Inês para me apoiar num dos meus objectivos correntes, e a generosidade que conheço naquela família mostrou-se bem presente.

E quando no blog da Inês soube que a Íntima fracção tinha ganho um espaço no site do Expresso, só pensei em duas coisas: que os jornais deviam ter mesmo programas de rádio; e que se devia haver um era a Íntima Fracção.

O Francisco já não é meu herói, porque os heróis precisam de alguma inacessibilidade, mas é uma pessoa que admiro e respeito muito, independentemente de todas as pedras que surgem pelo caminho. Hoje em dia não tenho hábito de o ouvir, mas se calhar é algo que devo reconsiderar. De qualquer forma, os meus parabéns, e um enorme obrigado ao Francisco e à Inês, apenas por terem partilhado uma fracção do meu caminho.


A Íntima Fracção completa hoje vinte e quatro anos.
Nesta data, novo rumo.

A partir de hoje o blogue e a distribuição ( gratuita) do programa passam para a versão online do semanário EXPRESSO.

Agradeço a todos os que me acompanharam até aqui e espero por vós (e mesmo por todos os que ainda não conhecem a Íntima Fracção …) no EXPRESSO online (link directo ao blogue da IF).

ATÉ LÁ (já …) !

Íntima Fracção – O regresso

Podcasting EXPRESSO – Íntima Fracção

Para quem nunca ouviu, aqui fica um programa:

http://aeiou.expresso.pt/users/0/14/IF8Abr08_717aa82c080b8dbbb33a15e4ab70dc8e.mpga


AddThis Social Bookmark Button


2 Responses to “Na Íntima Fracção da Noite”


  1. 9 de Abril de 2008 às 9:07 pm

    Eh Alex … fizeram-me um link para aqui e fiquei emocionado com o teu post. Estive para não escrever nada, mas acabei por decidir fazê-lo. Qual o motivo ? Porque não tenho que te retribuir, mas, publicamente, quero dizer-te que não podes passar ao lado de tudo aquilo que na área da Comunicação podes e deves fazer. Sabes bem o que vales. Para os outros (que não sabem) é melhor estarem atentos,

  2. 10 de Abril de 2008 às 5:28 am

    É o que eu digo, generoso, muito generoso…obrigado Francisco, devagarinho vamos chegando lá. Continua a falar-nos ao ouvido, é só isso que pedimos. O coração agradece.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


I moved | Mudei-me

140char

Sharks patrol these waters

  • 128,715 nadadores|swimmers
who's online

Add to Technorati Favorites

View my FriendFeed



Twitter

Add to Technorati Favorites Creative Commons License

Naymz | LinkedIn

View Alex Gamela's profile on LinkedIn

View Alex Gamela's page at wiredjournalists.com


Videocast

a

Ouçam o meu podcast AQUI | Listen to my podcast HERE |


My del.icio.us

Use Open Source

LastFM

 

Abril 2008
M T W T F S S
« Mar   Maio »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

%d bloggers like this: