Porque é que nos damos ao trabalho? Porque é que há gente que partilha informação e meios sobre como fazer jornalismo a la século XXI? Porque é que andam para aqui a pregar que é preciso saber fazer as coisas de certas formas? Porque é que a fasquia subiu? (esta é fácil, o acesso à CRIAÇÃO de informação democratizou-se. O que há 20 anos era um bicho dócil e sob as rédeas dos grupos de comunicação neste momento é o maior grupo de comunicação.)
Então, porquê? Porque é que se fala tanto de multimédia nas redacções? Não se trata de cosmética mas de conteúdo. Apesar de ser necessário dominar um maior número de recursos estilísticos, o objectivo é o mesmo: contar uma história. Já se falava disto em 2003 . O resto é embrulho. Mas é um embrulho importante, que molda e enriquece o conteúdo por ser possível apresentá-lo em diferentes formatos.
O resultado é uma revelação destas. O editor de Podcasts do Daily Telegraph, Guy Ruddle, comenta que o trabalho multimédia desenvolvido no jornal serve de exemplo às grandes companhias de televisão. Já nada é exclusivo: a imagem e o som fazem agora parte de qualquer meio de comunicação. Servem apenas para contar alguma coisa que é importante para muita gente. Os meios evoluiram, o fim é exactamente o mesmo.
Infelizmente há muitos idiotas que não pensam assim.
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Why do we bother? Why there are people that share knowledge and means on how to make journalism 21st century style? Why some are preaching about how it’s necessary to do things in some ways? Why has the bar gone up? (this one’s easy, the access to CREATE information is available to anyone. What 20 years ago was a gentle creature under the reins of the communication corporations is now the largest communication corporation.)
So, why?Why there’s so much talking about multimedia in the newsrooms? It’s not about looks but goods. Although now is more needed than ever to dominate a larger number of style resources, the goal remains the same: tell a story. People already talked about this in 2003 . The rest is packaging. But it’s an important package, that shapes and enriches the content, because it can be presented in so many different formats.
The result is a revelation like this. Daily Telegraph‘s Podcasts editor, Guy Ruddle, told that the multimedia work developed at the newspaper is an example to major broadcasters.Nothing is exclusive anymore: image and sound are now on any media. They are just used to tell something that is important to a grand number of people. The means have evolved, the goal is still exactly the same.
Unfortunately, there are lots of idiots who don’t think so.
Vodpod videos no longer available.
1 Resposta to “É a história,estúpido! | It’s the story, stupid!”