12
Nov
07

Sete Lições sobre o Jornalismo do Cidadão| Seven Lessons in Citizen Journalism


seven-lesson-ive-learned-teaching-citizen-journalists_1194851463093.png

Douglas McGill dá aulas de jornalismo a cidadãos comuns. Dessa experiência, ele retirou sete lições que mostram que o jornalismo do cidadão não é nenhum bicho de sete cabeças. A segunda e a sétima são as minhas favoritas: “Não há um substituto para um jornalismo forte, independente e institucional” e “Eu é que preciso de mudar”. A dica veio do PontoMedia.

 

Em resumo:

 

1- Os cidadãos são uma fonte inexplorada de sabedoria e energia cívica positiva que os jornalistas podem abrir. É possível usar a experiência dos cidadãos e a sua necessidade de participar em sociedade.

 

2-Não há substituto para um jornalismo fort, independente e institucional. Esta não precisa de explicações.

 

3-Os cidadãos podem ajudar os jornalistas a regressarem às origens. Eles vivem no mundo real, portanto conhecem as questões reais. Os jornalistas já vivem em redacções minadas por interesses comerciais.

 

4-Os jornalistas precisam de tanto de ter dotes de cidadania como os cidadãos precisam de aprender jornalismo. Porque muitas vezes nem uns nem outros têm realmente noção do que se passa do outro lado.

 

5-Uma boa aula de jornalismo do cidadão, como em qualquer grande jornal, permite todas as formas de expressão- artística, poética, literária, fotográfica, musical, cómica, divertida. Se é feito por pessoas terá que ser assim.

 

6-Os cidadãos criam uma forte consciência comunitária através da disciplina de escrever jornalisticamente. Como os conceitos dos alunos/cidadãos se expandem e ganham novas formas.

 

7-Eu é que preciso de mudar. Esta é a mais complicada de todas para muitos jornalistas. Será o jornalismo do cidadão o meteorito que irá extinguir os dinossauros?

 

Para mim o factor mais importante destas lições é a ideia que o jornalismo do cidadão é um acto cívico importante, e que os jornalistas deverão ser mais cidadãos, e menos empregados de um sistema. Se não não nos interessamos pelos assuntos que as pessoas se interessam, acabamos por ficar a falar sozinhos.

 

Leiam o artigo completo aqui

____________________________________________________________

Douglas McGill teaches journalism to common citizens. From that experience he drew seven lessons that show that citizen journalism is no monster. The second and seventh are my favorites: “There is no substitute for a strong, independent, institutional journalism” and “I’m the one who needs to change“.

To me the most important lesson to take from here is that citizen journalism is an important civic act, and that journalists must be a bit more citizens, and less a part in the machine. If we don’t care about what other people are talking about, we end end up talking to ourselves. A final question: is citizen journalism the meteorite that will extinguish the dinossaurs? Read the full article by McGill here.


0 Responses to “Sete Lições sobre o Jornalismo do Cidadão| Seven Lessons in Citizen Journalism”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


I moved | Mudei-me

140char

Sharks patrol these waters

  • 128,721 nadadores|swimmers
who's online

Add to Technorati Favorites

View my FriendFeed



Twitter

Add to Technorati Favorites Creative Commons License

Naymz | LinkedIn

View Alex Gamela's profile on LinkedIn

View Alex Gamela's page at wiredjournalists.com


Videocast

Top Clicks

  • Nenhum

a

Ouçam o meu podcast AQUI | Listen to my podcast HERE |


My del.icio.us

Use Open Source

LastFM

 

Novembro 2007
M T W T F S S
« Out   Dez »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

%d bloggers like this: