24
Abr
08

O Porquê dos Cravos – 25 de Abril Sempre!


April 25th Forever! Post in portuguese about the celebration activities of the 1974 revolution.

Há datas importantes para a nossa História, e esta é a mais importante das mais recentes. O dia de 25 de Abril possui um significado que ultrapassa a alteração de regime político, ou um ponto de viragem no nosso percurso como país. O sentido do 25 de Abril é universal e não pode ser esquecido, nele estão contidos o direito de cidadania, de opinião, de liberdade de expressão. De Liberdade. E por mais anos que passem sobre a data da Revolução, por mais que branqueiem, distorçam, confundam a História do antes e do depois, o mais importante é relembrar a quem o viveu e ensinar a quem não percebe, o porquê dos cravos, o porquê da festa, a razão do dia encerrada nele mesmo, apenas pelo facto de se poder vir para a rua e dizer o que se pensa. Qualquer ditadura começa o seu trabalho na eliminação do pensamento, essa arte perigosa quando exposta de viva voz, em papel, nas paredes, ou em qualquer sítio que toque os outros, qualquer ditadura começa em nós mesmos quando nos esquecemos que a nossa responsabilidade é manter os nossos direitos, a nossa voz.

É para isso que serve este dia, para não nos esquecermos.

No grupo de pessoas responsáveis por perpetuar a memória do 25 de Abril estão os meus cúmplices do Tubo d’Ensaio, que vão promover algumas actividades aqui na Figueira da Foz, a começar já esta noite:

Na Esplanada Silva Guimarães, a partir das 24 horas podem assistir ao Video-Attack, uma videojam ao cuidado de Rui Costa e Sérgio Nogueira, com a participação do DJ Johnny B.

Como não se percebem as consequências sem se conhecer as causas, amanhã podem visitar a partir das 15 horas, no Meeting Point, a belíssima exposição “E antes do 25 de Abril, como era?”.

No mesmo local, a partir das 22 horas, venham assistir à projecção de dois filmes: “Gente do Salto” de José Vieira e “As Portas que Abril Abriu”, poema de Ary dos Santos declamado por João Villaret.

Ainda sem data marcada estão as Tertúlias História Viva, com a participação de quem viveu de perto a ditadura, a repressão, e o dia da revolução.

Tudo grátis, portanto não há desculpas. Participem.

A Liberdade tem uma data, mas não tem preço.


AddThis Social Bookmark Button

About these ads

1 Response to “O Porquê dos Cravos – 25 de Abril Sempre!”


  1. 1 de Maio de 2009 às 12:42 am

    “Lembrar Abril”

    Nesta altura do ano surgem sempre os detractores da Revolução de Abril – uma espécie de saudosistas do Estado Novo – pois “antigamente é que era bom”, dizem eles. Como se 40 anos de obscurantismo não tivessem atrasado irremediavelmente o País e a Pide fosse uma qualquer organização sócio-cultural! Esta nostalgia serôdia dá náuseas e piora quando falam com desdém do “excesso de liberdade” e da democracia.

    Mas será que esta gente não se lembra do que acontecia no tempo do pseudo-estadista? A colagem ao fascismo, as repressões políticas e públicas com a vergonhosa conivência da igreja católica, a censura literária, a educação baseada num nacionalismo bafiento, da interminável Guerra do Ultramar e do obsessivo colonialismo.

    Actualmente parece que entramos num processo de regressão pois inauguram-se ruelas com nomes de ditadores existindo também regiões do País que ignoram a data. Convém explicar às gerações futuras que a História não pode voltar a repetir-se e que a morte de homens como Humberto Delgado não pode ter sido em vão.


Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s


I moved | Mudei-me

140char

Sharks patrol these waters

  • 121,741 nadadores|swimmers
who's online

Add to Technorati Favorites

View my FriendFeed



Twitter

Add to Technorati Favorites Creative Commons License

Naymz | LinkedIn

View Alex Gamela's profile on LinkedIn

View Alex Gamela's page at wiredjournalists.com


Videocast

a

Ouçam o meu podcast AQUI | Listen to my podcast HERE |


My del.icio.us

Use Open Source

LastFM

 

Abril 2008
S T Q Q S S D
« Mar   Mai »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: